MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.
MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.
MILITARES DE PORTUGAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MILITARES DE PORTUGAL

FORÚM DE HOMENAGEM ÁS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Esquadra 301-"Jaguares"

Ir para baixo 
AutorMensagem
NE
Admin
Admin



Mensagens : 110
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 50
Localização : Margem Sul

Esquadra 301-"Jaguares" Empty
MensagemAssunto: Esquadra 301-"Jaguares"   Esquadra 301-"Jaguares" Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 3:35 pm

Esquadra 301-"Jaguares" E30110

Breve resenha histórica da 301

A Esquadra 301 - Jaguares é herdeira da tradição das Esquadras equipadas com FIAT G91 que operaram na Força Aérea Portuguesa entre 1965 e 1993. Durante o período da Guerra em África foram efectuadas mais de 13.000 saídas operacionais, tendo sido abatidas cinco aeronaves por mísseis AAA/SAM, com uma baixa mortal, sendo os restantes recuperados na área de combate. Em Agosto de 1974, no período pós-revolução, iniciou-se a transferência para a Base Aérea 6 no Montijo das aeronaves FIAT G91 oriundas da Base Aérea 5 bem como dos cenários ultramarinos. Assim se formou a Esquadra 62 que se organizou em moldes NATO por forma a dar resposta aos compromissos assumidos no teatro Europeu. Com a reorganização das Unidades Aéreas, em 1978, recebeu a designação actual, cabendo-lhe como missão primária a execução de acções de Apoio Aéreo Próximo, Interdição do Campo de Batalha e Reconhecimento Aéreo Táctico e como missão secundária acções de Apoio Aéreo Táctico a Operações Marítimas e de Luta Aérea Defensiva.A Esquadra 301 tem participado em inúmeros exercícios no teatro europeu, entre os quais o "NATO Tiger Meet", estando presentes pela primeira vez em Kleine Brogel (Bélgica) em 1978 ainda como Esquadra convidada. Já recebeu por duas vezes o trofeu "Silver Tiger" nos anos de 1980 e 1985, atingindo o terceiro lugar por uma vez. Em 1987 os Jaguares organizaram o evento pela primeira vez. Por portaria de 19 de Abril de 1988, o Ministro da Defesa Nacional concedeu à Esquadra 301, nos termos do regulamento da Medalha Militar, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos. Em 27 de Junho de 1993 teve lugar o último voo oficial de FIAT G91 na Força Aérea Portuguesa. Com a desactivação desta aeronave e de acordo com a recente reestruturação da FAP, a Esquadra 301 foi transferida para a Base Aérea 11, em Beja tendo sido equipada com o avião de ataque ao solo, Alpha Jet A, realizando o primeiro voo no dia 6 de Outubro de 1993, sob o comando do Major Piloto-Aviador Lopes da Silva. Fruto dessa reestruturação, em 1995 a Esquadra voltou a assumir as missões para que estava designada e o seu papel no seio da NATO, de tal forma que, como membro distinto do Clube Tiger organizou em 1996, de forma excepcional, o "NATO Tiger Meeting". Nos anos que se seguiram sucede-se uma vasta participação em exercícios da NATO, no âmbito da preparação da Esquadra como "Augmentation Force" para a área do Mediterrâneo. Neste contexto participou no "Dinamic Mix 97" (DM97) em Itália (Amendola), esteve também presente no "Strong Resolve 98", em duas frentes de operação, uma a partir de Beja e outra a partir de Ovar e ainda no "Dinamic Mix 98" na Turquia . Em 1999 participou no "Central Enterprise", que decorreu na Alemanha e ainda no "Polygonne", no mesmo país, tendo sido bastante elogiada pelo excelente trabalho desenvolvido, superando todas as expectativas. No ano 2000, atinge-se um marco importante para a frota Alpha Jet, o total de 25.000 Horas de voo (tendo para isso contribuído também a Esquadra 103). Para além disso continua a participação da Esquadra em vários Exercícios OTAN, proporcionando aos seus pilotos uma óptima ferramenta para aferir do seu desenvolvimento na condução das operações aéreas em teatros de operação cada vez mais elaborados constatando estes que caminham lado-a-lado com outras Unidades aéreas com missão semelhante. De destacar o "Linked Seas 2000", que decorreu em Portugal - Ovar, o "Dinamic Mix 2000" na Grécia - Araxos AB o "EOLO" que decorreu em Espanha, tendo a Esquadra operado a partir de Beja. Ao longo destes anos não se deverá deixar de referir que a Esquadra 301 é presença assídua em vários festivais Aéreos Internacionais, o que demonstra do seu prestígio e reconhecido valor no seio da Europa, mais concretamente no seio da OTAN. Em 2002, ano em que a Força Aérea Portuguesa comemorou o seu Cinquentenário, os Jaguares organizaram pela terceira vez na sua história o "NATO Tiger Meet". A 5 de Setembro de 2005, durante a realização de um exercício conjunto (COMAO - Composite Air Operations), a Esquadra 301 - Jaguares alcançou as 20.000 Horas de Voo com a frota Alpha Jet, um marco de grande significado na sua história. Seria já após as comemorações deste feito que, a 20 de Novembro de 2005, os Jaguares efectuam o último voo operacional com o avião Alpha Jet. Mais tarde, a 25 de Novembro, ocorre a transferência da Esquadra 301 para a Base Aérea 5 em Monte Real, significando uma vez mais o fim de uma Era cheia de história e tradição e o início de uma outra onde novos desafios se avizinham. Aos Jaguares é atribuída a honra, mas também a grande responsabilidade, de formar a primeira Esquadra de Voo da Força Aérea Portuguesa a operar exclusivamente aeronaves F-16 MLU. Dispondo de tecnologia avançada e ao nível das melhores do mundo, executa missões no âmbito da Defesa Aérea e de Ataque Convencional em quaisquer condições de tempo e de luminosidade. Composta inicialmente pelo núcleo de pilotos MLU, oriundos da Esquadra 201 - Falcões, o que permitiu alcançar desde muito cedo um elevado grau de proficiência, a Esquadra 301 e os Jaguares continuam fortemente empenhados a honrar e a demonstrar com o mesmo orgulho, tradição e espírito de sempre, o lema: DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA.

Esquadra 301-"Jaguares" Crw_1110

1965-Chegada dos primeiros FIAT G91 à BA5 - Monte Real, atribuídos à Esquadra 51 - Falcões.
1966: Chegada dos primeiros FIAT G91 à BA12 - Bissalanca, Guiné. Pouco depois é formada a Esquadra 121 - Tigres.
1968: Formada a Esquadra 502 - Jaguares no AB5 - Nacala, Moçambique.
1970: Surge a Esquadra 702 - Escorpiões no AB7 - Tete Chingosi, Moçambique.
1972: Alguns FIAT G91 e pilotos, oriundos das Esquadras 502 e 702, são colocados na Esquadra 93 - Magníficos, substituindo os Republic
F-84G, na BA9 - Luanda.
1974: Colocados os FIAT G91 na BA6 - Montijo dando origem à Esquadra 62 - Jaguares que adopta o emblema actual.
1978: Altera-se a designação para Esquadra 301 - Jaguares. Participa pela 1ª vez no NATO Tiger Meet como Esquadra convidada.
1980: São colocados em destacamento oito FIAT G91 e seis pilotos na BA4 - Lajes.
1981: O número elevado de FIAT G91 disponíveis permite a formação da Esquadra 303 - Tigres na BA4 - Lajes.
1987: Os Jaguares organizam, pela primeira vez, o 27º NATO Tiger Meet que ocorre entre os dias 23 e 30 na BA 6 - Montijo.
1988: É atribuida a Medalha de Ouro de Serviços Distintos à Esquadra 301 - Jaguares.
1990: A Esquadra 303 - Tigres é desactivada.
1993: Ocorre o último voo operacional da frota FIAT G91 na BA 6 - Montijo após mais de 75.000 horas de voo.
1993: A Esquadra 301 é transferida para a BA11 - Beja.
1993: Realiza-se o primeiro voo do Alpha Jet ao serviço da Esquadra 301 - Jaguares.
1996: Realiza-se o 34º NATO Tiger Meet entre os dias 21 e 29 na BA11 - Beja.
2002: Decorre, pela terceira vez em Portugal, e pela segunda vez na BA11 o NATO Tiger Meet.
2005: Atingidas 20.000 Horas de Voo da frota Alpha Jet ao serviço da Esquadra 301
2005: Realizado o último voo operacional da Esquadra 301 em Alpha Jet.
2005: Transferência da Esquadra 301 para a BA5, passando a operar o F-16 MLU.
2005: Realiza-se o primeiro voo operacional da Esquadra 301 com F-16 MLU.

Esquadra 301-"Jaguares" Jorgep10
Ir para o topo Ir para baixo
https://militaresportugal.forumeiros.com
 
Esquadra 301-"Jaguares"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Esquadra 552 "Zangões"
» Esquadra 501 "Bisontes"
» Esquadra 504-"Linces"
» Esquadra 201 "Falcões"
» Esquadra PA da Base Aérea nº1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MILITARES DE PORTUGAL :: FORÇA AÉREA PORTUGUESA :: Esquadras de Vôo-
Ir para: