MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.

MILITARES DE PORTUGAL

FORÚM DE HOMENAGEM ÁS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
 
InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Esquadrilha de Helicópetros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
NE
Admin
Admin


Mensagens : 110
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 43
Localização : Margem Sul

MensagemAssunto: Esquadrilha de Helicópetros   Dom Jul 26, 2009 10:53 pm



Escudo de azul com cavalo marinho alado de prata, sobreposto coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel em prata com a inscrição em letras negras tipo elzevir “ESQUADRILHA DE HELICÓPTEROS”



Historial

A Aviação Naval da Marinha de Guerra Portuguesa foi fundada em 1917. A 5 de Junho de 1922, o Comandante Sacadura Cabral, um dos primeiros oficiais portugueses a receber as asas de piloto e fundador da Aviação Naval, e o Almirante Gago Coutinho concluíram com êxito a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, tendo protagonizado um feito genial na História da aviação.Volvidos cerca de 41 anos desde a extinção da Aviação Naval em 1952 e a sua integração na recém formada Força Aérea, a Marinha recuperou a sua componente aeronaval. A 2 de Junho de 1993 era formada a Esquadrilha de Helicópteros.A Esquadrilha de Helicópteros tem por missão promover o aprontamento dos helicópteros navais e suas guarnições para utilização operacional a bordo dos navios.As instalações da Esquadrilha de Helicópteros foram inauguradas em 24 de Setembro de 1993 e estão localizadas na Base Aérea nº 6 no Montijo, permitindo a utilização comum de facilidades colocadas ao dispor pela Força Aérea, nomeadamente controle de tráfego, meteorologia, pistas e bombeiros, possibilitando uma considerável rentabilização de meios.A Esquadrilha de Helicópteros foi equipada com helicópteros Westland Super Lynx Mk95 para utilização a bordo das fragatas classe "Vasco da Gama". As missões primárias do Lynx Mk95 são a luta anti-submarina, a luta anti-superficie e a interdição de área. Para essas missões o Lynx Mk95 está dotado de sensores como radar de 360º e sonar, equipamento como o guincho e armado com torpedos. Como missões de carácter secundário pode efectuar transporte de carga e pessoal, reconhecimento e missões de busca e salvamento.Desde o início da sua operação, o Lynx tem participado em vários cenários operacionais como o Mar Adriático, Guiné-Bissau, Timor-Leste e Mediterrâneo, assim como em exercícios nacionais e da NATO.No dia 2 de Junho de 2008 a Esquadrilha de Helicópteros comemorou o seu 15º aniversário, e a passagem das 16000 horas de voo.Até ao momento foram formados 17 destacamentos de helicópteros embarcados, para os quais contribuiram cerca de 290 militares.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://militaresportugal.forumeiros.com
 
Esquadrilha de Helicópetros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Homenagem a PMRJ - helicóptero esquilo fenix
» Fouga Magister Fumaça !
» HELICOPTERO A SER RESTAURADO- BELL 222 -(ÁGUIA DE FOGO)
» 57º ANIVERSÁRIO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA PIRASSUNUNGA 2009

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MILITARES DE PORTUGAL :: MARINHA DE GUERRA PORTUGUESA :: Esquadrilhas-
Ir para: