MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.

MILITARES DE PORTUGAL

FORÚM DE HOMENAGEM ÁS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
 
InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Esquadrilha de Submarinos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
NE
Admin
Admin


Mensagens : 110
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 43
Localização : Margem Sul

MensagemAssunto: Esquadrilha de Submarinos   Dom Jul 26, 2009 10:58 pm

N.R.P "Barracuda"



Escudo de verde com duas barracudas de prata postas em pala, alinhadas em faixa e adorsadas. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, de tipo elzevir "N.R.P. BARRACUDA".

Historial do N.R.P Barracuda

O N.R.P. "Barracuda" é o segundo submarino da classe "Albacora", que foi encomendada em 1964 ao estaleiro francês "Ateliers Dubigeon-Normandie" em Nantes. A quilha foi assente em 19 de Outubro de 1965, foi lançado à água em 24 de Abril de 1967, tendo realizado, também em St. Nazaire a sua primeira imersão em 23 de Abril de 1968. A 9 de Outubro de 1968 foi aumentado aos efectivos da Armada. A 13 de Outubro do mesmo ano entrou pela primeira vez no rio Tejo, rumo ao seu porto de armamento, a Base Naval de Lisboa.Durante a sua vida operacional o N.R.P. "Barracuda" cumpriu inúmeras missões, de treino próprio, formação de alunos da Escola de Submarinos e exercícios nacionais e internacionais, nomeadamente, CONTEX, SWORDFISH, TAPON, JMC e colaborações com a organização de treino operacional da Marinha Real Britânica (FOST).Das diversas missões efectuadas, destaca-se o primeiro afundamento realizado por um submarino português a um navio de superfície, o M/V "Bandim", que ocorreu em 15 de Dezembro de 1982, por este navio na ocasião constituir um perigo para a navegação.Destacam-se ainda as missões de salvaguarda do espaço marítimo nacional, a participação em exercícios nacionais e NATO; operação "SHARP-GUARD", por ocasião do embargo efectuado pelas forças da NATO aos países da ex-Jugoslávia, em acções de representação nacional, quer ainda em missões especiais enquadradas num novo conceito estratégico.Destaca-se também a operação "Endurance" realizada em 1997, pelo NRP BARRACUDA que permaneceu no mar em exercícios durante 31 dias.Até Dezembro de 2001 o N.R.P. Barracuda efectuou um total de 38143 horas de navegação, das quais 26962 horas em imersão, tendo percorrido 790545 milhas (o equivalente a mais de 36 circunavegações à Terra).
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://militaresportugal.forumeiros.com
 
Esquadrilha de Submarinos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» História da Esquadrilha da Fumaça, com Vídeo !
» Fouga Magister Fumaça !
» 57º ANIVERSÁRIO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA PIRASSUNUNGA 2009
» Os primeiros Lockheed anti submarinos da FAB

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MILITARES DE PORTUGAL :: MARINHA DE GUERRA PORTUGUESA :: Esquadrilhas-
Ir para: