MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.
MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.
MILITARES DE PORTUGAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MILITARES DE PORTUGAL

FORÚM DE HOMENAGEM ÁS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Centro de Saúde de Évora (CSE)

Ir para baixo 
AutorMensagem
NE
Admin
Admin



Mensagens : 110
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 50
Localização : Margem Sul

Centro de Saúde de Évora (CSE) Empty
MensagemAssunto: Centro de Saúde de Évora (CSE)   Centro de Saúde de Évora (CSE) Icon_minitimeDom Jul 26, 2009 9:37 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Armas

Escudo De oiro, nove lisonjas de púrpura postas 3,3 e 3, cada uma carregada com uma romã, rachada de vermelho, sustendo uma cruz, ambas do primeiro. Elmo Militar, de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra. Paquife e virol de oiro e púrpura. Timbre duas serpentes de oiro linguadas de vermelho, passadas e repassadas em aspa e entre as cabeças uma cruz florenciada de verde. Divisa num listel de branco, ondulado sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir, «NO MIRÉIS MI VALOR, MIRAD MI ZELO».


Simbologia e Alusão das Peças

As Lisonjas recordam o casal que, em 1583 fundou em Évora o Colégio da Madre de Deus - mais tarde também conhecido pela designação de Colégio das Maltesas - em cujo edifício hoje se encontra instalado o Hospital..
A Romã e a Cruz invocam o encontro do humilde alentejano João Cidade com um Menino que lhe apresentou uma romã aberta sobre a qual fulgurava uma cruz, dizendo «João de Deus! A tua cruz será em Granada»..
Aceitou simplesmente João a sua cruz e com tal zelo se houve no cuidar dos doentes desprotegidos que, em 1690, foi canonizado, e em 1886 proclamado por Leão XIII Padroeiro dos Hospitais e dos Enfermos. As Serpentes simbolizam o combate permanente entre a saúde e a doença. No seu ondeado recordam o ondular da chama e da vaga no contraste do ardor do veneno e do bálsamo do antídoto, símbolos elementares - fogo e água - de verdadeira fonte de vida e de morte..A CRUZ DE AVIS Demarca a Região de Além Tejo que o HMRNº4/CSRMS, teve por missão apoiar. Actualmente o Centro de Saúde de Évora tem, desde 2006, a misão de prestar apoio sanitário às UU/EE/OO a Sul do Tejo com excepção das apoiadas pelo Centro de Saúde de Tancos/Santa Margarida. «Português do Céu» chamou Lope de Vega a S. João de Deus, num poema de onde a divisa do Hospital foi extraída, numa afirmação de profunda consciência do seu esforço para bem cumprir.

Os Esmaltes Significam

O OIRO Fé e fidelidade à missão aceite. O VERMELHO Caridade e grandeza de alma no agir. O VERDE Esperança no triunfo final. A PÚRPURA Dever consciente de cumprir.


Breve Historial da Unidade:

O Colégio Universitário da Madre de Deus foi fundado no Séc. XVI e mandado construir pelo desembargador e membro do Conselho d´El Rei , Dr. Heitor de Pina Olival e sua esposa Dª Francisca de Brito Secota, na Rua da Mesquita, no espaço onde já D. Afonso Henriques fundara uma ermida e hospital que veio posteriormente a ser ocupado pelas freiras Maltesas, que mais tarde se transferiram para Estremoz. Era intenção do casal fundador do Colégio da Madre de Deus, superintender na administração do dito Colégio enquanto vivessem. Depois seria entregue ao Reitor da Universidade. Após a morte do fundador, no início de Maio l589, a viuva e os testamentários conferiram o Colégio aos Jesuítas que não aceitaram interferência pedagógica, nem financeira por parte do Prelado eborense, o que levou à intervenção do Papa Clemente VIII que em 8 de Agosto de l595, atribui à Companhia de Jesus a total gestão do Colégio. As obras, iniciadas em l597 só terminaram em l608, ano em que abriam as suas portas aos primeiros alunos. Devido ao lençol de água que envolve o local o edifício, diz-se, foi apoiado em grandes traves e estacas de pinho. Com a expulsão dos Jesuítas em l759, o Colégio passou para a Coroa, que o vendeu em haste pública .Hoje está instalado no seu edifício o Hospital da Região Militar Sul. O HMR 4/CSRMS, actual Centro de Saúde de Évora teve a sua origem no Hospital Regimental do então Regimento de Cavalaria Nº 5, datando os documentos mais antigos existentes em arquivo de 1889. Em 01 de Janeiro de 1910, com a reestruturação do Serviço de Saúde Militar, passou a ter a designação de Hospital Militar de Évora (Hospital Militar de 3ª classe), passando a funcionar como Hospital da Guarnição, mantendo-se ainda na dependência administrativa do RC 5. Em Julho de 1926 são decretadas as Bases para a organização do Exército Metropolitano e, na sua sequência, em 21 de Agosto de 1926, a Organização das Armas e Serviços, data da actual designação de Hospital Militar Regional Nº 4. No entanto, só em Janeiro de 1929 começou a funcionar como Estabelecimento autónomo. Durante todos estes anos tem funcionado ininterruptamente, tendo sofrido várias transformações, tanto nos seus Quadros Orgânicos como nas suas instalações, sendo a de maior vulto em 1947 aquando da reformulação da organização, funcionamento, e administração dos Hospitais Militares. Em 01JUL93, após reestruturação das unidades militares, o HMR4 passou a designar-se CSRMS. Em 08FEV94 é aprovado o novo Q.O. por despacho do GEN CEME. Por Despacho de 16 de Junho de 2006, inserto no DR N.º115 de 16 de Junho de 2006 (2ªSérie), o CSRMS passou a designar-se Centro de Saúde de Évora.
Ir para o topo Ir para baixo
https://militaresportugal.forumeiros.com
 
Centro de Saúde de Évora (CSE)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Batalhão de Serviços de Saúde (BSS)
» Centro de Recrutamento do Porto
» Centro de Tropas de Operações Especiais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MILITARES DE PORTUGAL :: EXÉRCITO PORTUGUÊS :: Serviços-
Ir para: