MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.

MILITARES DE PORTUGAL

FORÚM DE HOMENAGEM ÁS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
 
InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Brigada de Intervenção (BrigInt)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
NE
Admin
Admin


Mensagens : 110
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 43
Localização : Margem Sul

MensagemAssunto: Brigada de Intervenção (BrigInt)   Qui Nov 05, 2009 8:15 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Armas
Escudo azul, uma fortaleza quadrangular de prata.
Elmo militar, de prata, forrado a vermelho, a três quartos para a dextra.
Correia de vermelho, perfilada a ouro.
Paquife e virol de azul e prata.
Timbre: Um sagitário representado por um centauro vermelho, carnado, de cascos plantados no chão, empunhando arco e flecha orientados para as estrelas.
Divisa: Um listel branco ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir "QUE FAMA ILUSTRE FIQUE".

Simbologia e Alusão das Peças
A FORTALEZA, associada ao azul espacial, é uma alusão à missão da Brigada, significando a defesa directa do território e da fronteira do interesse nacional. A forma quadrangular da fortaleza, representa a estabilidade ancorada nos quatro cantos e o obstáculo frontal virado aos quatro pontos cardiais. Significa também a sintese dos quatro elementos da natureza: Água, Fogo, Terra e Ar. É uma alusão às tarefas da defesa firme, virada a todos os azimutes, e ao dominio necessário daqueles elementos para o seu cabal cumprimento.
O SAGIT�RIO, simbolo do movimento, dos instintos nómadas, da independência e dos reflexos vivos é uma alusão às caracteristicas qualificativas da Brigada: Ligeira e de Intervenção, e ainda ao facto de se tratar de uma Unidade Operacional, logo desprovida de territorialidade.Por outro lado, a FLECHA, pronta a voar, a que se associa o Sagitário, perfaz uma sitese dinâmica em alusão à progressiva transformação do Homem pelo conhecimento, de ser animal em ser espiritualizado.
A Divisa "QUE FAMA ILUSTRE FIQUE" (Lus VIII - 37) é uma referência honrosa do Grande Poeta ao Infante D. Pedro, Duque de Coimbra (1392 - 1449), patrono da Brigada Ligeira de Intervenção. Na singeleza das exactas palavras reside motivação bastante e permanente deste Corpo de Tropas.

Os Esmaltes Significam
O OURO: Fortaleza de ânimo, vigor, nobreza.
A PRATA: boa fé, franqueza, rectidão no procedimento.
O VERMELHO: bravura, ardil, atrevimento.
O AZUL: imaterialidade, sonho e pureza.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Historial
A Brigada de Intervenção (BrigInt) criada em 2006, é uma Grande Unidade da Força Operacional Permanente do Exército Português (FOPE), cujo comando se encontra instalado na cidade de Coimbra.É herdeira da Brigada Ligeira de Intervenção (BLI), fundada em 1 de Junho de 1992, a qual por sua vez, sucedeu à então extinta Brigada de Forças Especiais (BFE).Inicialmente, o Comando e Estado-Maior da sua antecessora (BLI), ficaram sedeados no Forte do Bom Sucesso, em Lisboa e em 1 de Setembro de 1992, foram transferidos para o Forte do Alto do Duque. Finalmente, em 1 de Julho de 1993, teve lugar a transferência definitiva para as actuais instalações do antigo "Convento das Eremitas de Santo Agostinho de Sant`Anna", em Coimbra, anteriormente usadas como Quartel-General (QG) da Região Militar Centro (RMC).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Missão
A Brigada de Intervenção, na salvaguarda do interesse nacional, participa na defesa do território nacional, na satisfação dos assumidos compromissos internacionais pelo Pais e em outras missões de interesse público.

Unidades Militares que compõem a Brigada:

-Regimento de Artilharia nº 4 (Leiria)
-Regimento de Artilharia Anti Aérea nº1 (Queluz)
-Regimento de Cavalaria nº6 (Braga)
-Regimento de Engenharia nº3 (Espinho)
-Regimento de Infantaria nº13 (Vila Real)
-Regimento de Infantaria nº14 (Viseu)
-Regimento de Infantaria nº19 (Chaves)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://militaresportugal.forumeiros.com
 
Brigada de Intervenção (BrigInt)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» DTM BOSCH Alfa Romeo 155 V6 TI - FINALIZADO!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MILITARES DE PORTUGAL :: EXÉRCITO PORTUGUÊS :: Agrupamentos/Brigadas/Regiões Militares-
Ir para: