MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.

MILITARES DE PORTUGAL

FORÚM DE HOMENAGEM ÁS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
 
InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Regimento de Manutenção (RMAN)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
NE
Admin
Admin


Mensagens : 110
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 43
Localização : Margem Sul

MensagemAssunto: Regimento de Manutenção (RMAN)   Sab Out 31, 2009 12:45 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Armas
Escudo: De negro, uma roda dentada de oiro, encimada por uma cruz de prata, florenciada e vazia, ladeada por duas granadas de oiro acesas de vermelho perfilado a oiro.
Elmo: Militar, de prata, forrado a vermelho, a três quartos para a dextra.
Correia: De vermelho perfilada de oiro.
Paquife e Virol: De Negro e oiro.
Timbre: Uma bigorna de oiro.
Divisa: Num listel branco, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras negras, maiúsculas de estilo elzevir,"QUE A FAMA NOS EXALTE"

Simbologia e Alusão das Peças
A Roda Dentada traduz a actividade técnica oficinal.
As Granadas representam o serviço de munições, que constitui parte do Serviço de Material.
A Cruz Florenciada dos Pereiras alude à Unidade sua antecessora, a Companhia Divisionária de Manutenção de Material, pertencentes à Divisão "NUN`ALVARES".
A Bigorna simboliza a artesania medieval percusora das modernas tecnologias.


Os Esmaltes Significam
O OIRO nobreza e constância.
O VERMELHO significa fogo e energia criado.
O NEGRO significa honestidade e firmeza.
A PRATA significa eloquência e humildade.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Porta de Armas actual

HISTORIAL
Em 1956 foi criado o Serviço de Material para o Exército e, com ele, a Companhia Divisionária de Manutenção de Material (CDMM) que passou a depender técnicamente da Direcção do Serviço e manteve a dependência operacional do Comando da 3ª Divisão SHAPE. Tinha como missão o apoio técnico em reabastecimento e manutenção ao equipamento distribuido às Unidades Divisionárias, quer sedeadas no Campo Militar de Santa Margarida quer elas constituissem encargo operacional das Unidades Territoriais. Decorrente de necessidades especificas, foi cometido à CDMM o encargo da instrução com a finalidade de formar Oficiais e Sargentos do QC com a especialidade de Reabastecimento e Praças em todas as especialidades do Serviço de Material. Com a eclosão da guerra nas ex-Provincias Ultramarinas, a CDMM recebeu o novo encargo de mobilizar e preparar pequenas unidades de apoio para actuarem nos Teatros de Operações então existentes. Terminado o esforço de guerra em consequência do Movimento das Forças Armadas (25 Abril de 1974) e considerando a necessidade de transformar o Exército numa força apta a desempenhar uma nova missão de tempo de paz e compativel com as necessidades nacionais. Em 21 de Março de 1975 é constituido o Batalhão do Serviço de Material (BSM) por intermédio do Decreto-Lei nº 181/77, herdando as tradições e o património histórico da Companhia Divisionária de Manutenção de Material, que foi extinta em Abril, prosseguindo a missão que a esta estava confiada: Manutenção, Reabastecimento e Instrução. Por força do disposto no Decreto-Lei nº 50/93 de Fevereiro, a Escola Prática do Serviço de Material transferiu-se para o Entroncamento em 1 de Setembro 1993, passando a ocupar as instalações do BSM, que integra, ficando este na sua dependência administrativo-logistica. No âmbito da última reorganização da estrutura do Exército, no dia 1 de Julho de 2006 é criado nos termos do Despacho do MDN nº 12 555/2006 (2ª série) de 16 de Junho o Regimento de Manutenção (RMan) na sequência da extinção da EPSM e do BSM, de acordo com o Despacho do MDN n.º 12 251/2006 (2 ª série) de 12 de Junho. O RMan fica na directa dependência hierárquica e funcional da Direcção de Material e Transportes / Comando da Logistica e herda as tradições e o património histórico do Batalhão do Serviço de Material, conforme determinam os despachos do General CEME nº 131/CEME/2006 de 21 de Junho, nº 132/CEME/2006 de 23 de Junho e nº 266/CEME/2006 de 17 de Outubro.

Missão

O Regimento de Manutenção garante o Apoio Directo de manutenção (A/D) às Unidades, Estabelecimentos e Orgãos da Estrutura Base do Exército e o Apoio Geral de manutenção (A/G) às Brigadas.


Possibilidades:
-Assegurar o apoio directo (A/D) de manutenção às Unidades da Brigada de Intervenção, atravês das Companhia Manutenção / BApSvc da Brigada Intervenção.
-Assegurar o apoio geral (A/G) de manutenção às Unidades das Brigadas, atravês da Companhia Manutenção/Forças Apoio Geral.
-Assegurar o apoio de manutenção ((A/D) e (A/G)) às Unidades, Estabelecimentos e Orgãos da estrutura Base do Exército, atravês da Companhia Manutenção/Forças Apoio Geral.
-Assegurar o (A/G) de evacuação às Unidades, Estabelecimentos e Orgãos da Estrutura Base do Exército, atravês da Companhia Manutenção / Força Apoio Geral;.
-Assegurar a Reunião e Classificação do Material, em proveito das Unidades, Estabelecimentos e Orgãos da estrutura Base do exército, atravês do Pelotão reunião e Classificação de Material;.
-Garantir a prontidão da Companhia Manutenção / BApSvc da Brigada Intervenção.
-Colaborar nas acções de protecção civil, de acordo com as determinações superiores e legislação em vigor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://militaresportugal.forumeiros.com
 
Regimento de Manutenção (RMAN)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Manutenção JEEP Grand Cherokee ZG 1998
» Nissan Infiniti G35
» Como conservar o seu CM?
» Manutenção no Cherokee XJ
» Hurssads 7°regimento(54mm)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MILITARES DE PORTUGAL :: EXÉRCITO PORTUGUÊS :: Serviços-
Ir para: