MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.

MILITARES DE PORTUGAL

FORÚM DE HOMENAGEM ÁS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
 
InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Regimento de Comandos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
NE
Admin
Admin


Mensagens : 110
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 43
Localização : Margem Sul

MensagemAssunto: Regimento de Comandos   Dom Jul 26, 2009 9:31 pm



Armas

Aos Oficiais, Sargentos e Praças a que seja averbada a Especialidade "COMANDOS" é concedido o uso, em qualquer uniforme, no peito e ao centro do bolso superior esquerdo, de um emblema conforme o modelo, cuja descrição heráldica é a seguinte: De vermelho, um punhal antigo, em pala, apontado ao chefe, carregado de uma quina das Armas Nacionais, perfilada de prata; bordadura diminuída de negro, perfilada interiormente de ouro.

Simbologia e Alusão das Peças

A usar na parte superior do braço esquerdo por todos os Oficiais, Sargentos e Praças, a quem seja averbada a Especialidade "COMANDO".
Usado na boina dos militares COMANDOS, com a seguinte descrição heráldica:
Escudo das Armas Nacionais assenta, à dextra, num punhal antigo, em pala, apontado para cima e contornado, também à dextra, por um ramo de louro, de ouro, cujos topos proximal e distal passam sob o punho e a ponta da lâmina do punhal, respectivamente.
Tendo em consideração os altos serviços prestados ao País durante cerca de 12 anos, pelas Unidades COMANDOS, autorizo que todos os militares com o Curso de COMANDOS averbado e prestando serviço em Unidades da Especialidade, usem boina Vermelha Púrpura com fitas pretas


Os Esmaltes Significam

Escudo de vermelho, uma adaga de oiro. Elmo militar, de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra. Correia de vermelho, perfilada de ouro. Paquife e virol de vermelho e oiro.
Timbre: Uma pantera negra, naturalista, rampante de sua cor, animada, lâmpassada e armada de vermelho.
Condecorações: Circundando o escudo, o Colar de Membro Honorário da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
Divisa: Num listel de branco, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir: "A SORTE PROTEGE OS AUDAZES".
Grito de Guerra: Num listel de branco, ondulado, sobreposto ao timbre, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir: "MAMA SUMAE".


Breve historial:

Os Comandos nasceram no Exército Português como forças especiais de contra guerrilha.
A criação dos Comandos correspondeu à necessidade do Exército dispor de unidades especialmente adaptadas ao tipo de guerra que, em 1961, começou em Angola e que, depois, se estendeu à Guiné e a Moçambique
O primeiro objectivo que se pretendeu atingir foi: “…constituir uma tropa especialmente preparada para as operações de contra guerrilha…”
A história dos Comandos começou em 25 de Junho de 1962, quando em Zemba, no norte de Angola, foram constituídos os primeiros seis grupos de combate, daqueles que seriam os antecessores dos Comandos
Os seis grupos obtiveram excelentes resultados operacionais.Em 1963 surgiu então, pela primeira vez, a designação de COMANDOS para as tropas instruídas no Centro de Instrução 16 em Quibala (Angola).Em 13 de Fevereiro de 1964, iniciou-se na Namaacha (Lourenço Marques) o 1º Curso de Comandos de Moçambique1965 - Passa a funcionar em LUANDA o Centro de Instrução de Comandos, criado por decreto-lei nº 46410 de 29 de Junho 65, que formaria Companhias de Comandos durante 10 anos, com destino às Regiões Militares de Angola e Moçambique (RMA, RMM)1966 - Em Abril, é criado em LAMEGO um novo CI, onde passam a ser formadas Companhias de Comandos para os Teatros de Operações da Guiné e de Moçambique.1969 - Em Julho, é criado em Bissau (Guiné) o Batalhão de Comandos da Guiné, que passa a integrar todas as Companhias de Comandos em actuação no Teatro de Operações da Guiné e, simultaneamente , funciona como CI, onde são formadas e recompletadas as 1ª, 2ª e 3ª Companhia de Comandos da Guiné.04Jul74 - É criado o Batalhão de Comandos nº 11, que fica aquartelado na Amadora, onde são integradas ou formadas as Companhias de Comandos.25Nov75 – O Regimento de Comandos intervém vitoriosamente e de forma altamente meritória nos destinos político-militares de Portugal, consolidando em definitivo a democracia e a liberdade conquistada em 25 de Abril de 1974 1976 - Nos diversos Centros de Instrução e até 1976, formaram-se um total de 67 Companhias de Comandos, que souberam sempre combater com determinação e valor, em todos os Teatros de Operações.01Out93 - É extinto o Regimento de Comandos.1996 – É ministrado o 99º Curso de Comandos, no Centro de Instrução de Operações Especiais / Lamego. 09Maio02 - É reactivada a Unidade de Comandos, de escalão Batalhão a 2 Companhias, sediada no Regimento de Infantaria Nº 1 - Serra da Carregueira
16Set02 - Início do 100º Curso de Comandos.01Jul06 – É criado o Centro de Tropas Comandos (CTCmds). Por Despacho nº 131/CEME/2006 de 26Junho, com base no Anexo ao DL nº 115/2006 (2ª série) de 16 de Junho.31Mar08 - O CTCMDS é transferido do Quartel do Alto da Vela para o Quartel da Carregueira pela Directiva Nº12/CEME/08 de 10 de Janeiro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://militaresportugal.forumeiros.com
carlos almeida
Membro Participante
Membro Participante


Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/08/2010
Idade : 47
Localização : frança

MensagemAssunto: Re: Regimento de Comandos   Ter Ago 10, 2010 11:42 pm

um abraço a todos os camaradas comandos,carlos almeida curso do 5 agosto de 1991 QUE A SORTE PROTEGE OS AUDAZES MAMAE SUMA
Voltar ao Topo Ir em baixo
PEREIRA GARCEZ
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 34
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 76
Localização : GONDOMAR

MensagemAssunto: Re: Regimento de Comandos   Qua Mar 28, 2012 5:17 pm

[img] [/img]





crachats COMANDOS novo e antigo
Voltar ao Topo Ir em baixo
PEREIRA GARCEZ
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 34
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 76
Localização : GONDOMAR

MensagemAssunto: Re: Regimento de Comandos   Sab Ago 18, 2012 8:33 pm

29 Junho 2012 50 Aniversario


Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Regimento de Comandos   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Regimento de Comandos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ϻorgana Vs Route 1 - Parte II
» Hurssads 7°regimento(54mm)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MILITARES DE PORTUGAL :: Tropas Especiais :: Comandos-
Ir para: