MILITARES DE PORTUGAL
Caro visitante/caro membro,desde já lhe dou as boas vindas a este fórum (que se encontra em construção) de homenagem às Forças Armadas Portuguesas e a todos os seus ex e actuais valorosos militares que asseguraram e asseguram a independência deste nosso Portugal.Tem ainda como finalidade,proporcionar a transmissão de conhecimentos entre as várias gerações de militares bem como pretende ser um espaço de convivio entre as mesmas.Espero que disfrute deste espaço e que o mesmo seja do seu agrado pois ele também é seu.
Um bem haja.

MILITARES DE PORTUGAL

FORÚM DE HOMENAGEM ÁS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
 
InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Direcção da Arma de Cavalaria (DAC)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
NE
Admin
Admin


Mensagens : 110
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 43
Localização : Margem Sul

MensagemAssunto: Direcção da Arma de Cavalaria (DAC)   Dom Jul 26, 2009 7:04 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Armas
Escudo de ouro, uma banda de vermelho;
Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra;
Correia de vermelho perfilada de ouro;
Paquife e virol de ouro e de vermelho;
Timbre: uma aspa de vermelho carregada de uma moleta de ouro;
Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir "MERECEMOS O NOME DE SOLDADOS";
Grito de Guerra: num listel de prata, ondulado, sobreposto ao timbre, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir "À CARGA!";
Simbologia e Alusão das Peças
O Escudo simboliza o peito do cavaleiro realçado pela boldria.
A Banda, donde pende a espada que só desembainha em defesa dos ideais do seu código de honra - lealdade, generosidade, desprezo pela morte, pronto a, num momento de grandeza, tudo arriscar pelo intrinseco cumprimento do dever ou porque simplesmente lhe praz a beleza ou a temeridade de um gesto. Em adusto campo de batalha ou em engalanado terreiro de liça, o mesmo anseio: enristando a lança, honrar o juramento, em frémitos de júbilo prestado, de combater pela justiça e pela fé na defesa dos fracos e das mulheres.
Grito de Guerra: sabre em punho, "À CARGA!" o cavaleiro arranca e "numa galopada desenfreada, atravês de uma saraivada de balas, vai completar com a carga a denota do inimigo". Foi ao grito de guerra da Arma que a Cavalaria tantas vezes investiu, indómita e acutilante, para se cobrir de lendária glória em: -Fuentes e Cantos "Rarissimas vezes acontece haver na guerra uma conduta mais brilhante"; - Arminon "Arrancou por meio da mais brilhante carga a vitória que o inimigo se ufanava ter alcançado"; - Macontene "Cessar fogo! Cavalaria para a frente!"; - Mufilo "Todo o quadrado os recebe com palmas e hurras"; - Mingua "A Cavalaria é recebida entusiásticamente com a Portuguesa...enquanto os landins entoam, com igual espontaneidade, o seu cântico de guerra".
Timbre: são, entre outras, estas "páginas brilhantes" que justificam Mouzinho, Patrono da Arma, a quem o timbre alude, ter podido com verdade dizer: "Por isso nós também MERECEMOS O NOME DE SOLDADOS; é esse o nosso maior orgulho".
Caçador ou dragão, lanceiro ou blindado, hoje como antanho, o cavaleiro aguarda impaciente o momento de saltar para a sela e, sabre em punho, mostrar ser digno das tradições da Arma, e ao continuar sua saga imortal, fazer jus a enfileirar na pleiade dos Centauros de epopeia.
Os Esmaltes Significam
O OURO: a imortalidade da Fé e a constância e fidelidade aos ideais da Arma;
O VERMELHO: a bravura e a glória em campos de batalha, tantas vezes à custa de sangue generosamente derramado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://militaresportugal.forumeiros.com
 
Direcção da Arma de Cavalaria (DAC)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Soldado brasileiro da arma de cavalaria no período da WW1
» Fuga na direcção assistida
» Oficial de cavalaria da Revolução Farroupilha - 54mm Mauro Brabosa Miniatures
» [Imagens] Armadura Fake de Sagitário.
» Desenhos e Vetores

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MILITARES DE PORTUGAL :: EXÉRCITO PORTUGUÊS :: Cavalaria-
Ir para: